Preparando e personalizando seu Blender

[postlink]http://tutoriaisblender.blogspot.com/2009/02/preparando-e-personalizando-seu-blender.html[/postlink]endofvid [starttext]o Blender usa um arquivo chamado .B.blend (isso mesmo, começa com ponto) para carregar as configurações da interface personalizadas pelo usuário. Ele salva este arquivo automaticamente na pasta "/.blender" quando o você clica em "File > Save default settings".

Muitos brasileiros se habituaram aos comandos e interface do 3D studio Max, então para facilitar a migração de software, preparei um .B.blend que aproxima alguns comandos mais corriqueiros à forma como ele é usado no Max, além de outras modificações que eu pessoalmente julguei mais práticas como a seleção de objetos usando o LMB (botão esquerdo do mouse). Em caso de dúvidas deixe um comentário neste post que será respondido.

Além de um script imbutido muito bom para modificar a posição da camera. Veja abaixo como usá-lo:

- PAN (arrastando a camera para cima, baixo e lados)
selecione a câmera da cena e na viewport "camera" ou "User persp" movimente a camera mantendo o botão SCROLL do mouse pressionados.
Pressione NUMPAD INS (ou numero zero no NUMPAD do teclado) para finalizar.

- ORBIT (girando a camera em torno de seu alvo)
selecione a câmera da cena e na viewport "camera" ou "User persp" movimente a camera mantendo SHIFT e o botão SCROLL do mouse pressionados.
Pressione NUMPAD INS (ou numero zero no NUMPAD do teclado) para finalizar.

- DOLLY (aproximando e distanciando a camera do seu alvo)
utilize o CTRL + RMB ou SCROLL do mouse para aproximar ou distanciar a camera.
Pressione NUMPAD INS (ou numero zero no NUMPAD do teclado) para finalizar.

basicamente, a forma de movimentação é a mesma do User Persp, porém o script irá reposicionar a câmera ao mesmo tempo.

Para instalar este arquivo de interface siga os passos abaixo:

Após baixar e instalar o Blender (veja aqui como instalar)

1. Faça o download do arquivo .B.Blend (zipado em BlenderRSG01.zip)

2. Salve na pasta Blender Foundation/Blender/.blender

3. Reinicie o Blender

A tela inicial deverá ser parecida com essa:



Note que esta configuração se aplica melhor aos monitores widescreen. Você poderá ajustar as janelas como preferir e depois salvar usando File > Save default settings.

Baixe aqui um PDF apresentando os detalhes desta versão da Interface além de algumas sugestões de uso.

Para entender melhor como se configura cada item do blender, dê uma olhada no material sobre Preferencias de usuário e Interface.[endtext]

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