[postlink]https://tutoriaisblender.blogspot.com/2009/02/este-sera-o-primeiro-volume-de.html[/postlink]endofvid [starttext][Este é um projeto para criação de tutorial, contendo o básico de modelagem e criação de uma cena:
1 - Visão geral
Iniciando o Blender, configurando a interface, abrindo, importando, salvando e fechando arquivos.
Exercícios:
a) instalando arquivo .B.blend na interface
b) abrindo uma cena de paisagem ilha.blend
b) importando o arquivo coqueiro.3ds na cena e posicionando o objeto no lugar
c) posicionando a câmera
d) posicionando a lâmpada
e) primeiro render
f) salvando arquivo
2 - Manipulando
Utilizando os manipuladores de objetos - Movendo, rotacionando, escalonando.
Exercícios:
a) movendo, escalonando, rotacionando e duplicando o coqueiro na ilha.
b) entrando em edit mode, movendo vertices, faces e segmentos da malha da ilha.
3 - Modelagem Básica 1
Modelando uma placa e um texto em 3D
Exercícios:
a) Adicionando as primitivas de cubo, escalonando e posicionando para formar uma placa
b) Adicionando um texto e configurando
4 - Modelagem Básica 2
Criando uma placa e um personagem "náufrago" usando primitivas e box modeling
Exercícios:
a) Criando uma cabeça usando esferas e outros primitivos; Sculpt mode
b) Adicionando um cubo e modelando um corpo simples a partir dele
c) Utilizando as curvas Bezier para a vara de pescar
d) Agrupando e aparentando os objetos
5 - Aplicando Materiais
Modificando as cores, brilho e transparência dos objetos
Exercícios:
a) Criando materiais para o náufrago
b) Criando material transparente e aplicando uma textura procedural no mar
c) Aplicando uma textura bitmap na placa "Ilha deserta"
6 - Setup e Rigging
Criando e configurando os bones e posicionando o personagem
Exercícios:
a) Criando e posicionando os bones
b) Aplicando os bones no náufrago
c) configurando dobras e juntas
d) posicionando o náufrago sentado na beira do mar
7 - Animação 1
Dando vida ao personagem
Exercícios:
a) Criando os quadros-chave (keyframes) do náufrago pescando com sua vara
b) Criando quadros de Interpolação
8 - Animação 2
Movimentando o ambiente
Exercícios:
a) Movimentando a palmeira com modificadores
b) Movimentando a textura da água
9 - Renderizando a sequência
Preparando os arquivos finais da animação
Exercícios:
a) Ajustando movimento de câmera e iluminação
b) Configurando arquivos, formatos e pastas
c) Renderizando a sequencia de arquivos .png
10 - Pós-produção
Aplicando efeitos, áudio e gerando um AVI
Exercícios:
a) Abrindo arquivos sequenciais no editor de composição
b) Inserindo áudio
c) Salvando arquivo AVI
PS: Este é um projeto em andamento sem data para finalização, quando estiver disponível será anunciado neste blog.[endtext]
1 - Visão geral
Iniciando o Blender, configurando a interface, abrindo, importando, salvando e fechando arquivos.
Exercícios:
a) instalando arquivo .B.blend na interface
b) abrindo uma cena de paisagem ilha.blend
b) importando o arquivo coqueiro.3ds na cena e posicionando o objeto no lugar
c) posicionando a câmera
d) posicionando a lâmpada
e) primeiro render
f) salvando arquivo
2 - Manipulando
Utilizando os manipuladores de objetos - Movendo, rotacionando, escalonando.
Exercícios:
a) movendo, escalonando, rotacionando e duplicando o coqueiro na ilha.
b) entrando em edit mode, movendo vertices, faces e segmentos da malha da ilha.
3 - Modelagem Básica 1
Modelando uma placa e um texto em 3D
Exercícios:
a) Adicionando as primitivas de cubo, escalonando e posicionando para formar uma placa
b) Adicionando um texto e configurando
4 - Modelagem Básica 2
Criando uma placa e um personagem "náufrago" usando primitivas e box modeling
Exercícios:
a) Criando uma cabeça usando esferas e outros primitivos; Sculpt mode
b) Adicionando um cubo e modelando um corpo simples a partir dele
c) Utilizando as curvas Bezier para a vara de pescar
d) Agrupando e aparentando os objetos
5 - Aplicando Materiais
Modificando as cores, brilho e transparência dos objetos
Exercícios:
a) Criando materiais para o náufrago
b) Criando material transparente e aplicando uma textura procedural no mar
c) Aplicando uma textura bitmap na placa "Ilha deserta"
6 - Setup e Rigging
Criando e configurando os bones e posicionando o personagem
Exercícios:
a) Criando e posicionando os bones
b) Aplicando os bones no náufrago
c) configurando dobras e juntas
d) posicionando o náufrago sentado na beira do mar
7 - Animação 1
Dando vida ao personagem
Exercícios:
a) Criando os quadros-chave (keyframes) do náufrago pescando com sua vara
b) Criando quadros de Interpolação
8 - Animação 2
Movimentando o ambiente
Exercícios:
a) Movimentando a palmeira com modificadores
b) Movimentando a textura da água
9 - Renderizando a sequência
Preparando os arquivos finais da animação
Exercícios:
a) Ajustando movimento de câmera e iluminação
b) Configurando arquivos, formatos e pastas
c) Renderizando a sequencia de arquivos .png
10 - Pós-produção
Aplicando efeitos, áudio e gerando um AVI
Exercícios:
a) Abrindo arquivos sequenciais no editor de composição
b) Inserindo áudio
c) Salvando arquivo AVI
PS: Este é um projeto em andamento sem data para finalização, quando estiver disponível será anunciado neste blog.[endtext]
6 comentários:
Desculpe a ignorancia mas vc vai postar no blog quando terminar essa apostila ?
oi CANAby, não é ignorancia sua, eu que não esclareci direito isso no texto... Mas sim, todas as apostilas que eu fizer eu vou disponibilizar tudo aqui.
Ja tem as apostilas?
Olha vc é 10 cara, vc tem q postar essa apostila para download...
como ver ou abaixar as apostilhas. quando vai estar liberado
Cara eu uso MOCAP para dar movimentos para meus personagens.
Mas tem MOCAPs que nao batem com os ections de outro.
Como eu faço??
Obs:Os eixos x,y e z não estão iguais.
Uso o Blender 4.49b
"Deus salve open source"
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